14 de janeiro de 2011

UMUNDUNU - CINEMA: O JORNALISTA QUE NÃO SABIA PERGUNTAR

Los Angulos (Trebisonda), 14 ago (EFE).- O novo filme do Finlandês Igna Haraum trata da trajetória de um jornalista que não consegue perguntar. Por mais que prepare as entrevistas e jure a seu editor que vai perguntar, não sai nada, é um desastre. Bob Haliom repentinamente tornara-se incapacitado. Na hora de perguntar, ele passa a tecer comentários que trazem as respostas possíveis e, antes que o entrevistado esboce a resposta, julga uma que pensa ser mais plausível, agradece e sorri convicto que teria ouvido justamente aquilo que acabara de dizer.

Altamente informado, ele sabe tudo o que é preciso e o que não é também. Alguns especialistas consultados diagnosticaram que o excesso de informações supérfluas teria embotado seu cérebro, o espaço reservado para a dúvida teria sido brutalmente invadido. Multifacetado extremado e obsessivo, ele relata aos colegas de redação, com a mesma simplicidade e cinismo, desde o tumor que acometeu um tio do maior centro avante goleador da Itália até a primeira transação sexual de um astronauta que teria visitado Plutão em junho de 1986. Nada há que ele não saiba ou já não tenha experimentado.

Desconfia-se que a velocidade da internet tenha acentuado sua obsessão. Ele dá informações específicas sobre cores e odores de qualquer esquina de Paris ou Jerusalém sem jamais ter colocado os pés nesses locais. Em sua cabeça, real e virtual são o mesmo. Tudo são representações, costuma filosofar. A população de pingüins da Patagônia e as moléstias que a acometeram nos últimos 20 anos é notícia trivial em seu repertório. Ele vibra ao informar o número exato de pentelhos que tem o saco de uma lagartixa macho aos tres meses de idade. Em carne e osso, ele é um almanaque de inutilidades, porém, como pesquisador é imprescindível, nada lhe escapa! Os 20% que se aproveita de seu exagero são fundamentais para uma boa reportagem.

A trama cresce quando, na tentativa derradeira de preservá-lo no jornal, seu editor o escala para trabalhar com Joe lock, um jovem repórter acometido de sintomática diametralmente oposta à sua, a de perguntar sobre tudo o tempo todo. Que dupla!

Após seis meses de parceria, depois do trabalho, nas horas do papo e da cerveja começam por reconhecer seus excessos até que ao final de um ano, totalmente embriagados e desempregados encontram seus respectivos pontos de equilíbrio.


FICHA TECNICA
• Título original: O Jornalista que não Sabia Perguntar.
• Diretor: Zeczumk Van Der lay
• Elenco: Sacha Biron Bobiet, Gustav Smirnnoff, Clifford Pepsi e Elton John.
• Gênero: Comédia
• Duração: 81 minutos
• Ano: 2009
• Data da Estreia: 14/08/2009
• Cor: Colorido
• Classificação: Não disponível
• País: Trebisonda

Claudio Zumckeller

Um comentário:

  1. Boa Noite Claudio,
    Desculpa fugir um pouco do contexto do seu blog, vc poderia me ajudar?!!!
    Vi que o pessoal do Livro Jornalismo Policial concluiu o Curso de Jornalismo em 2010, acompanho e gostei muito do livro. Vc poderia me informar quando será a Colação de Grau, local, data e horário, pois gostaria de participar e dar um abraço na Professora Patrícia. Liguei na Uniban/Rudge e eles não souberam me informar.
    http://www.youtube.com/user/7cismo#p/a/u/0/5Ot2KOQo-eE
    Um gde abraço
    Alessandra
    alessandra-000@hotmail.com

    ResponderExcluir