12 de outubro de 2009

UMUNDUNU - NÃO ROTULÁVEL, SOM DO STRUNG OUT CONTINUA O MESMO EM NOVO TRABALHO


Sabe aquelas bandas que já vêm com um rótulo perfeito para definir o som? Rolling Stones e The Who são rock'n'roll, The Ramones são punks, Iron Maiden é heavy-metal, Coldplay e Oasis são pop, Fresno, CPM22 e NX Zero são emo. Ponto. Não há discussão sobre isso.

Mas e as bandas que, por mais que se ouça os albuns, seja de uma fase mais inicial ou o último lançamento, não se consegue escolher um rótulo, uma marca? Há discussões intermináveis nos fóruns de bandas como Throwdown ou Hatebreed debatendo se elas são hardcore ou metal, se Alexisonfire é emocore ou screamo. E o Strung Out, em que categoria ela seria colocada?

Banda sul-californiana de hardcore-punk-rock-trash-metal-ou-sei-lá-o-quê!, o Strung Out foi formado em 1992, pelo vocalista Jason Cruz, os guitarristas Jake Kiley e Rob Ramos, o baixista Jim Cherry (que deixou a banda em 1999 para tocar com o Pulley, morto em 2002 por problemas cardíacos, substituído por Chris Aiken) e o baterista Jordan Burns (ex-Ten Foot Pole). No início, foram classificados como new school of punk-pop, junto de bandas como Offspring e Green Day - nada mais equivocado. Contudo, a qualidade do som rápido e pesado do Strung Out delineou sua saída desta onda de punk-pops natimortos.

O SO teve todos os seus albuns lançados pela lendária Fat Wreck Chords, de Fat Mike (líder do NoFX). Com 11 músicas, a banda acaba de lançar seu oitavo trabalho. Sempre que lança um novo CD - quem baixa pela internet, desconsidere! - o Strung Out cumpre o que promete: som rápido, pesado, equilibrado com melodia e letras que vão da crítica política (a faixa título, Ghetto Heater e Nation of Thieves) e à sociedade de consumo (Vanity), até uma "homenagem" à Los Angeles (Andy Warhol). A faixa de abertura (Black Crosses) mostra como é difícil classificar o som dos californianos.

Para quem já é fã do Strung Out, o trabalho vale cada centavo - ou cada segundo perdido no download. Para quem ainda não conhece a banda, é uma ótima oportunidade de tentar ajudar os críticos de música - não me incluo nesta categoria, por favor - a rotular seu o som. O mesmo, bom e inclassificável som do Strung Out.

Serviço:
Strung Out - Agents of the Underground (Fat Wreck Chords, SET/2009)

Onde comprar: http://www.amazon.com/Agents-Underground-Strung-Out/dp/B002LBGB5Y/ref=ntt_mus_ep_dpi_lnk

Para baixar, procure seu sítio de torrent preferido.

Rodrigo De Giuli

3 comentários:

  1. Strung out é punk rock!

    ResponderExcluir
  2. strung out é FODASSO!
    só isso!
    mas sabe que desde o começo,para os dias de hoje,a banda tem ficado cada vez mais pesada e metal,do que antes,que era mais hc californiano,agora ta mais serio o som...mas SEMPRE FODA!mto bom o realese parabéns
    @thiago_fastcore

    ResponderExcluir