17 de outubro de 2009

REALPOLITIK - EM QUEM VOTAR NAS ELEIÇÕES DE 2010?

A dúvida do título é a mesma de 2 entre 10 eleitores aptos a votar nas próximas eleições, em 2010. De acordo com a última pesquisa da CNI/Ibope, 20% dos eleitores ainda não definiram seu voto; o pleito está distante, muitos candidatos ainda não sabem por quais cargos concorrerão, além de possíveis mudanças dos nomes.

Dilma? Serra? Aécio? Ciro? Marina? Meirelles? Terceiro mandato de Lula? Voto em branco, nulo?

Defender o voto nulo é a única forma de mostrar indignação com o status quo de todos os níveis da política nacional, ainda que os defensores sempre ouçam "como mudar tudo isso que está aí sem escolher alguém que faça o trabalho sujo? Quem vota nulo é alienado, anarquista!”.

A resposta, no meu entendimento, é direta: Não escolher este “alguém” que, por qualquer motivo, nos trairá por
vantagen$ pessoais, familiares e de amizade. Nossos ilustres e nobres congressistas têm mostrado exatamente isso ao país.


Crédito: tvnoticias.wordpress


Não confundir, no entanto, inconformismo com alienação. Esta é posição particular de alguém que já viu muito a respeito do meio político brasileiro, descrente em mudanças profundas no cenário de Brasília – ou em qualquer um dos mais de 5 mil municípios brasileiros.

Contudo, se a maioria esmagadora dos eleitores votasse nulo, seria dado um recado claro aos políticos: “Estamos de saco cheio de vocês. Ou vocês mudam, ou mandamos vocês de volta às suas bases!”

Sempre há mensagens anônimas na internet em vésperas de eleições, conclamando o eleitorado a anular o voto para que um novo pleito seja marcado, com novos candidatos. Isso não ocorrerá. A votação, no Brasil, é proporcional, ou seja, quem obtiver votos suficientes para ser eleito, assumirá o cargo.

Não há consenso, na legislação eleitoral, sobre a anulação das eleições, se houvesse uma maioria de nulos e/ou brancos. Para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que vale são os artigos 220 a 222 da Lei 4737/65 - que institui o Código Eleitoral, urgido durante o regime militar -, desconsiderando a Lei 9504/97. Não me peçam para explicá-la, não sou advogado! Ao Google molecada!

Há uma enorme indiferença dos congressistas do país em fazer a tão sonhada e necessária reforma política. Voto distrital, fidelidade partidária (trocou de partido, perde o mandato), fim das reeleições e eleições gerais a cada 6 anos (mandatos de presidente, governadores, prefeitos, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores seriam aumentados para 6 anos com o fim da reeleição, com um grande pleito nacional em que todos os candidatos aos cargos do Executivo e do Legislativo seriam eleitos).
Enquanto a reforma política não ocorre, persiste a dúvida “anarco-maniqueísta”: Votar nulo ou anular o voto?


Rodrigo De Giuli


2 comentários:

  1. E o governo federal segue perdoando as dividas dos países que devem ao Brasil!
    Fazer cortesia com o que não lhe pertence, e não suou para ganhar, é fácil!
    Quais os benefícios, que este procedimento pode gerar ao país e a população?
    Isso é patriotismo?
    E ainda, quer nos fazer digerir uma ex-ladra, ex-assaltante e assassina para nos representar, e governar a Nação!
    Pior, é que esta fazendo campanha antes de época, e com verbas dos cofres publico as nossas custas!
    Clique no endereço abaixo e assista a este vídeo, antes que o tirem do ar…
    Todos nós sabemos dessas acusações ditas pelo filho de um dos ministros do Lula, mas vale a pena escutar, principalmente quando é falado em plenário, bem como, vendo a fisionomia dos petistas que nada podem rebater.
    Reinhold Stephanes Júnior chama Zé Dirceu de bandido e Dilma de
    Seqüestradora e assaltante. http://www.youtube.com/watch?v=HtH9uIKBXio
    E as palavras incertas, sobre “democracia” continuam, pois no Brasil, os políticos sempre se colocaram, acima da mesma lei que criaram e cidadão é obrigado a respeitar!
    Este procedimento nada tem de Democrático, e definitivamente é injusto!
    Olha a sacanagem que os petistas chamam de estratégia política!
    Articuladores petistas estão recrutando agitadores ao preço de R$ 50.00 cinqüenta reais a diária, para fazerem passeata e incentivarem greve em São Paulo, na intenção de desmoralizar o Governador José Serra!
    E os trabalhadores, nem percebem que estão sendo usados como massa de manobra!
    Notem que, os mais agitadores não são professores, e nem mesmo trabalhadores! São apenas agitadores pagos para desmoralizar outros governos, conturbar a ordem e nos tirar a paz com suas anarquias! Desta forma Lula nos enganou e se elegeu: E isso passou a ser estratégia, e é o que este PT da atualidade continua fazendo, e também é o que mais sabe fazer! Que é incitar uns contra os outros, prometer melhorias e com grandes oportunismos pousarem de salvadores da pátria, mas só intencionados em se manter no poder, nos iludindo com promessas e colhendo os louros!
    Antes, ao menos o PT tinha uma bela Ideologia, mas até esta bela ideologia, admirada amada e idolatrada por todos patriotas, foi traída e jogada no esgoto, ao lado da mentira, traição, ambição, ganância e corrupção etc…
    Não votem no menos pior, se não confiar no candidato, vote nulo!
    Afinal; é através dos nossos votos de confiança, que será entregue ao político eleito, a chave dos cofres públicos!

    Janciron@hotmail.com
    Autor independente: Com varias obras publicadas, inclusive: O Massacre da Máfia no Amazonas!
    hattp://janciron.spaces.live.com

    ResponderExcluir
  2. Depois de ouvir tantas promessas, embromações, mentiras, ganâncias e ver tantos enriquecimentos ilícitos ladroagens e corrupções o povo se tornou meio arisco!
    Quando a população passar a conhecer seus direitos e tiver mais acesso a informações verídicas; a maioria dos políticos brasileiros terá que reaver seus valores e ser muito bom para se eleger; mas não bom para ele mesmo, como vem ocorrendo!
    Pois, nesta de ouvir promessas de salvadores da Pátria bonzinhos, já temos 510 anos de governos coniventes, "ou seja" desgovernos de oportunistas, corruptos, acomodados, ladrões, enganadores, submissos ou bananas; ou então, não seriamos mais um país de terceiro mundo, e tão explorados! Pois o Brasil tem condições de ser o melhor, e mais rico país do planeta em todos os sentidos!
    A pretensão é esclarecer a população, e não criticar este ou aquele candidato ou governo, mas exigir comprometimento dos políticos e o cumprimento da lei, esclarecendo a realidade e demonstrando as falcatruas cometidas por todos!
    Alguns dizem que, uns e outros fizeram isso ou aquilo!
    Então digam, se entre tudo que uns, e outros governos fizeram, não foi mais em benefícios próprios, ou o de suas corruptelas e familiares?
    Alguns só embolsaram e mexeram no dinheiro que já estava ganho!
    Mas nada fizeram, para aumentar a produção, à renda, e melhorar o nível de vida do cidadão!
    Muitos prometeram empregos, mas nunca cumpriram as metas prometidas!
    Muitos roubaram os direitos dos aposentados; e outros que criticaram os ladrões anteriores, continuam roubando os velhinhos!
    Milhões de moradias sempre foram promessas!
    Sempre ouvimos reportagens maquiadas, pagas com dinheiro dos cofres públicos, a respeito de melhora na Educação, na Saúde, e na Segurança, mas com o tempo a mascara cai, e nos mostra, que só existe regressão em todos os sentidos! Muitos falam em pagar a divida externa, e outros até vivem se vangloriando por tê-la pago; só que na realidade, a divida esta aumentando!
    Mas as conversas, as promessas e os papos furados continuam a todo vapor para nos ludibriar!
    E o preço do combustível, que dizem pertencer ao povo, tornou-se um absurdo! Pois o cidadão dos países vizinhos, que nem um poço de petróleo tem, pagam um terço do valor que pagamos por um combustível adulterado! Sem contar que eles compram combustível puro!
    Para o povo, só aumentam mesmo, as despesas e os impostos!
    E, com a maior cara de pau, ainda tem descarado usando o dinheiro dos trabalhadores, “FGTS” para financiar a copa do mundo!
    Qual é a vantagem para o trabalhador?
    Se o trabalhador precisa emprestar, tem que pagar altos juros, mas quando usam seu dinheiro do FGTS, ele não tem lucro! E seu dinheiro é usado para lhe oprimir! Isso é justiça?
    E os políticos descarados e hipócritas continuam pregando, igualdade social e uma justa distribuição de renda, mas na realidade, o que estamos vendo é só injustiça!


    Janciron@hotmail.com
    Autor independente: Com varias obras publicadas, inclusive: O Massacre da Máfia no Amazonas!
    hattp://janciron.spaces.live.com

    ResponderExcluir